O método CAPIM é uma excelente estratégia de melhoria na qualidade de vida do trabalho, independente da sua necessidade, pois pode ajudar tanto uma pessoa como uma organização.
São 5 ferramentas de altíssima performance distribuídas ao longo de um ciclo de 20 horas desenvolvidas de forma simples, rápida e prática.
Criei esse método após vivenciar por mais de 20 anos diversas situações no segmento de Auditoria da Qualidade obtendo excelentes resultados.
O infográfico acima serve para que você entenda como é o funcionamento dessa metodologia.
Essa metodogia está disponível em meu trabalho como Consultor.
Caso queira contratar meu trabalho de consultoria, entre em contato:
email professormarcosrochasoares@gmail.com
whats app 1194300 9356
Acompanhe abaixo, o conteúdo de aplicação de uma das ferramentas na Consultoria, o Check List 5S:
Plano de Melhoria da Produtividade e Qualidade de vida
Tempo estimado: 20 horas
*ATENDIMENTO EXCLUSIVO IN LOCO
Público Alvo: Pessoas Físicas, Jurídicas, Gestores e Alunos
Objetivos: Promover uma filosofia que, através da organização do local de trabalho e melhoria dos
hábitos das pessoas, visa o aumento do bem-estar no trabalho, diminuição de
desperdícios, redução de custos, a elevação da motivação e produtividade, além
do aumento da segurança das informações.
Check List: 5S - Cinco Sensos
·
SEIRI – Senso de Seleção, Utilização e Descarte
- Identificação de ferramentas, documentos e pastas, bem, objetos e
informações, existentes no local de trabalho e dar-lhes o destino adequado.
·
SEITON – Organização, ordem e arrumação - Técnicas
de arrumação, definição e identificação de locais apropriados para cada coisa,
objeto, documentos, ferramentas, móveis, etc.
e manutenção do local organizado.
·
SEISO –Senso de Limpeza – Estabelecimento de
rotinas padronizadas de limpeza para identificação de agentes que geram sujeira
no meio ambiente. Motivação coletiva para auto engajamento na manutenção da
ordem e limpeza.
·
SEIKETSU – Senso de Saúde - Manter a higiene de todos os locais sob o
aspecto físico e aspecto mental tornando o local adequado para a vida no
trabalho, bem como cuidar da própria saúde, reduzindo acidentes e absenteísmo.
Aumentar a motivação e produtividade das pessoas.
·
SHITSUKE – Senso de Disciplina ou
autodisciplina - Consolidar todos os 4S anteriores definindo ações com todas as
pessoas envolvidas no processo e que discutam e participem da elaboração de
normas e procedimentos que forem adotados no programa 5S.
Nenhum comentário:
Postar um comentário