segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Desafio Profissional - Atividade Dominox

Olá pessoal, mas uma atividade que ajudará os alunos aprenderem deforma lúdica e "mão na massa".

Recomendo no minimo dois (2) dias de aula, ou 8 horas pra essa atividade.

Observem as fotos dos alunos empenhados em resolver em grupo esse desafio

















Atividade: Empresa/ Dominó

Objetivo:  Simulação. Observar comportamentos em situação simulada de competição e conflito. Verificar o surgimento de Estilo de liderança, Administração de conflitos, Planejamento, Organização, Controle, Trabalho de Grupo, Tomada de decisões…

Material:  Folha grande de cartolina de duas cores diferentes, Tesoura, Cola, Régua, Lápis e borracha, Estilete, Outros materiais possíveis para apoio (lápis de cor, etc.).

Número de Participantes:  Grupos ou sub-grupos de no mínimo 5 pessoas.

Desenvolvimento:

É importante dispor de sala ampla para comportar todo o grupo.
Vocês agora representam a Empresa  DOMINOX  S.A., trata-se de uma empresa especializada na fabricação e exportação de “jogos de dominó”. A empresa nos últimos dez anos dominou o seu mercado mas,  nos últimos seis meses, estão surgindo concorrentes. Vocês necessitam de uma “saída” para a conquista de novos clientes.
a) Compor o organograma da Empresa, levando em conta os “funcionários” disponíveis (o próprio grupo).
b) Elaborar um “Plano de Trabalho”.
c) Construir um protótipo de um jogo de dominó, que será apresentado a um grupo de compradores de grande potencial.
d) Os itens “a” e “b” deverão ser apresentados, no final, juntamente com o jogo pronto.

Este grupo está disposto a fazer um alto investimento, inclusive com possibilidades de exportação mas, é muito exigente e já visitou o seu concorrente. Na visita em sua empresa, esses compradores esperam encontrar “algo diferente”, pois “dinheiro não é o problema”.

O líder do grupo será o responsável direto pela execução ou não do projeto, para o quê, deverá ou poderá usar da sua autoridade.

O grupo deverá construir um jogo de dominó, utilizando o material que lhe é colocado à disposição. Antes porém, deverá:
1. Eleger um líder,
2. Compor o organograma da empresa, levando em conta os funcionários disponíveis (o próprio grupo).
3. Elaborar um Plano de Trabalho conforme os 4 Pilares da Administração (Planejamento, Organização, Direção e Controle; Descrever as etapas/processos.
4. Prever o prazo em que a tarefa será concluída.
5. As tarefas 2 e 3 deverão ser apresentadas, no final, juntamente com o jogo pronto.
O líder do grupo será o responsável direto pela execução ou não do projeto, para o quê, deverá ou poderá usar de sua autoridade.

6.Descrever quais pontos  das Teorias de Taylor e Fayol foram abordadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário