Olá pessoal, mas uma atividade que ajudará os alunos aprenderem deforma lúdica e "mão na massa".
Recomendo no minimo dois (2) dias de aula, ou 8 horas pra essa atividade.
Observem as fotos dos alunos empenhados em resolver em grupo esse desafio
Atividade: Empresa/ Dominó
Objetivo:
Simulação. Observar comportamentos em situação simulada de competição e
conflito. Verificar o surgimento de Estilo de liderança, Administração de
conflitos, Planejamento, Organização, Controle, Trabalho de Grupo, Tomada de
decisões…
Material:
Folha grande de cartolina de duas cores diferentes, Tesoura, Cola, Régua, Lápis
e borracha, Estilete, Outros materiais possíveis para apoio (lápis de cor,
etc.).
Número de
Participantes: Grupos ou sub-grupos de no mínimo 5 pessoas.
Desenvolvimento:
É
importante dispor de sala ampla para comportar todo o grupo.
Vocês
agora representam a Empresa DOMINOX S.A., trata-se de uma empresa
especializada na fabricação e exportação de “jogos de dominó”. A empresa nos
últimos dez anos dominou o seu mercado mas, nos últimos seis meses, estão
surgindo concorrentes. Vocês necessitam de uma “saída” para a conquista de
novos clientes.
a) Compor
o organograma da Empresa, levando em conta os “funcionários” disponíveis (o
próprio grupo).
b) Elaborar
um “Plano de Trabalho”.
c)
Construir um protótipo de um jogo de dominó, que será apresentado a um grupo de
compradores de grande potencial.
d) Os
itens “a” e “b” deverão ser apresentados, no final, juntamente com o jogo
pronto.
Este
grupo está disposto a fazer um alto investimento, inclusive com possibilidades
de exportação mas, é muito exigente e já visitou o seu concorrente. Na visita
em sua empresa, esses compradores esperam encontrar “algo diferente”, pois
“dinheiro não é o problema”.
O líder
do grupo será o responsável direto pela execução ou não do projeto, para o quê,
deverá ou poderá usar da sua autoridade.
O grupo
deverá construir um jogo de dominó, utilizando o material que lhe é colocado à
disposição. Antes porém, deverá:
1. Eleger
um líder,
2. Compor
o organograma da empresa, levando em conta os funcionários disponíveis (o
próprio grupo).
3.
Elaborar um Plano de Trabalho conforme os 4 Pilares da Administração
(Planejamento, Organização, Direção e Controle; Descrever as etapas/processos.
4. Prever
o prazo em que a tarefa será concluída.
5. As
tarefas 2 e 3 deverão ser apresentadas, no final, juntamente com o jogo pronto.
O líder
do grupo será o responsável direto pela execução ou não do projeto, para o quê,
deverá ou poderá usar de sua autoridade.
6.Descrever
quais pontos das Teorias de Taylor e
Fayol foram abordadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário