Uma boa maneira de se sair bem numa apresentação de projeto de Administração é usar como pano de fundo um Plano de Negócios.
Quero me ater nesse post ao Model Canvas, que é pratico é possivel visualizar numa única página:
Veja o exemplo:
Assista ao vídeo e aprenda como elaborar esse modelo de negócios:
Esse tipo de apresentação segue também um estilo moderno chamado de PITCH DE NEGÓCIOS
O que vale aqui é tentar vender uma ideia ENTRE 5 a 10 minutos.
A QUANTIDADE DE SLIDES PODE VARIAR ENTRE 11 A 20 SLIDES
Isso torna a apresentação Dinâmica e menos cansativa, consumindo entre 30 segundos de explicação para cada slide.
Saiba que o slide é apenas um acessório da sua fala, uma forma elegante de apresentar suas ideias e roteirizá-las.
Lembrem-se que “ uma imagem diz mais que mil palavras”. Enriqueça com fotos ou imagens (2 no máximo);
Cuidado com o texto (2 linhas para cada imagem é desejável) não esqueça de passar o corretivo ortográfico;
Não esqueça a saudação inicial e o agradecimento no final;
Roteiro:
1 - Proposta de Valor
Comece dizendo o que é a empresa, o que faz e para quem faz. Explique como surgiu a ideia do negócio, da Marca, do logo, das cores e Slogan (frase de impacto);
Descreva a missão, a visão, e os valores da empresa;
Inovação - Quais diferenciais ou ideias você estabelecerá perante a concorrência? Liste os dois principais concorrentes e quais serão as estratégias de Marketing para superá-los;
2 - Segmentos de Clientes
Liste seus principais clientes, público alvo, segmento, faixa etária, Classe Social, etc, atendimento ao cliente, fidelização, sorteio, etc;
3 - Relacionamento com os Clientes
Descreva quais estratégias utilizará para se comunicar com seu público alvo (Marketing e Propaganda). Exemplos: Amostra grátis, 1ª sessão grátis, etc
4 – Canais de Distribuição
Informe como seu produto e/ou serviço será encontrado no varejo (loja, shopping, rua, supermercado, etc.) e como será divulgado (mídia tv, rádio, jornal, tablóide, placa, folders, cartazes, site na internet, etc) e como será entregue) frete, correio, internet, retirada, etc)
*Interação com o público: aqui podem ser entregues folhetos, cartazes, cardápio, cartões de visita, maquetes, amostras grátis, brindes, mostrar um vídeo, etc
5 - Fluxo de Receitas
Como pretende vender seu produto e/o serviço, qual o preço, tipos de pagamento, modalidades de parcelamento, prazo de entrega, pós-venda, assistência técnica, etc;
6 - Atividades Chave
Produtos e serviços – Descrição dos produtos ou serviços. Seja rápido e sucinto. Não é necessário incluir todas as especificações técnicas dos produtos ou serviços. Uma descrição curta e vendedora é o ideal. Foque nos benefícios, no diferencial e na inovação;
7 - Recursos Chave
Equipe; quem serão as pessoas que trabalharão na sua empresa, como serão contratadas, como serão remuneradas, como será o atendimento ao cliente, (Dica: Crie um Organograma);
Equipamentos e Instalações; apresente as tecnologias e infraestrutura, equipamentos e marcas envolvidas.
8 - Parceiros Chave
Fornecedores e Parcerias; apresente seus fornecedores de matérias primas/serviços e principais alianças;
9 - Fluxo de Pagamentos
Como pretende pagar os funcionários, os fornecedores e as contas fixas e variáveis (Dica: Fluxo de Caixa). Que estratégia de preços adotará? Por valor ou custo reduzido. Dar exemplos de preços.
10 - Análise de Atratividade para Investidores
Descreva o TIR (Taxa Interna de Retorno), Playback e Ponto de Equilíbrio.
Obs.: Caprichem no visual tanto do slide como pessoal (coerência e bom senso):
Obs.: use fundo de slide branco com letras escuras e só escolham fotos e imagens que estejam dentro de uma visibilidade com qualidade, de preferencial com fundo branco.
Dicas:
1 - Para perder o medo de falar em público assista ao vídeo abaixo:
2 - Para elaborar sua apresentação baixe os slides de Técnicas para elaboração Apresentação em Slides
1 - Para perder o medo de falar em público assista ao vídeo abaixo:
2 - Para elaborar sua apresentação baixe os slides de Técnicas para elaboração Apresentação em Slides
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