segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Desafio: Entrevista com Empreendedor


Olá galerita do meu Brasil...

Uma das maneiras de se aprender Administração de forma estratégica é saber extrair informações de pessoas que já passaram por experiências profissionais.

Empreendedores são pessoas apaixonadas pelo que fazem; mudam o curso da história e geralmente querem deixar um legado. Raramente um empreendedor guarda a informação pra si, ao contrário, compartilham e disseminam conhecimento

Abaixo, com base nos conteúdos do Prof. Brasilio Socalschi  da Puc  - Campinas, descrevo uma forma mais que completa de entrevistar um Empreendedor 


Mas, se você ou ou grupo optarem por uma entrevista mais simples, deixei um link no final do texto com uma entrevista beeemmm básica!

Obs: Prefiram empreendedores relacionados à sua área ou projeto, pois ajudará em seu contexto, mas não se limite à isso!

 Clique no link e assista uma entrevista de um dos alunos ( Bruno ) realizada com um empreendedor:https://youtu.be/ZbshoeM7nXs


Entrevista com um empreendedor

Objetivos: Apresentar um roteiro de entrevista para sugerir comportamentos

Através de uma entrevista pode-se ter um discernimento mais profundo das razões, estratégias, abordagens e motivações do empreendedor para iniciar e possuir um negócio. Pode-se aprender muito em pouco tempo, se você prepara bem a entrevista.
Você deve convidar um empreendedor que criou uma empresa e que tenha tido sucesso. Embora não exista uma “fórmula certa” para estruturar a entrevista, os exemplos a seguir tem mérito, porque são cronológicos e foram testados.


GUIA (1) PARA ENTREVISTA COM UM EMPREENDEDOR[1]

PASSO 1: Contate a pessoa que você selecionou e marque um encontro. Explique porque você quer o encontro e dê uma estimativa de quanto tempo irá precisar.
Pontos que devem ser esclarecidos ao entrevistado antes da entrevista
·          Explicar ao entrevistado que se trata de um trabalho escolar e que não serão abordados temas de natureza confidencial. Poderão existir perguntas que o entrevistado não queira responder. O entrevistador compreende e respeita isto.
·          O entrevistador se interessa no exame de toda a documentação e informação disponível sobre a empresa.
·          Não há a intenção de julgar a forma que a empresa é administrada. O objetivo é tentar compreender as características da sua administração estratégica, bem como os modelos sob os quais a empresa opera. A empresa é vista pelo estudante como um laboratório.
·          A entrevista poderá durar cerca de 3 horas. Por isso, deve ser agendada previamente para que seja conduzida sob condições favoráveis.
·          Apesar da entrevista exigir um tempo considerável, não é tempo perdido: a maior parte dos empresários acham essa experiência estimulante, que lhes permite revisar os processos de sua administração estratégica.
·          Talvez sejam necessários contatos com alguns empregados, para completar o modelo de funcionamento da empresa. Alguns nomes poderão ser solicitados para entrevista.
·          Em alguns casos será necessário passar alguns dias na empresa para fazer observações. Se isto for possível, será muito apreciado.
·          O entrevistado receberá uma cópia de todo trabalho que resultar dessa entrevista.

PASSO 2: Identifique perguntas específicas que você gostaria de ver respondidas e as áreas gerais sobre as quais você gostaria de ter informações. (Veja a seguir as sugestões de entrevistas)
O uso de uma combinação de questões fechadas (diretas e dirigidas a uma certa resposta)  e questões abertas (que o entrevistado pode discorrer sobre elas) irão ajudar a manter a entrevista focalizada e ainda permitirão comentários imprevistos e maior aprofundamento.

PASSO 3:  Conduza a entrevista
Se você e o entrevistado não se incomodarem, o uso de um pequeno gravador pode ser de grande ajuda depois. Lembre-se que você provavelmente irá aprender mais ao se comportar como um “ouvinte interessado”.


As perguntas a seguir devem ser entendidas como um roteiro geral. Cada aluno ou grupo deverá adaptá-las às condições de seu negócio e do entrevistado.

I. Perguntas para obter informações gerais

1.      O quê você poderia contar-me a seu respeito antes de começar o seu primeiro negócio.
2.      Os seus pais, parentes ou amigos próximos eram empreendedores? De que forma?
3.      Você tinha algum modelo?
4.      Qual foi a sua educação? Analisando a posteriori, ela foi útil? De que forma, especificamente?
5.      Qual era a sua experiência anterior no trabalho? Ela foi útil? Qual experiência particular foi especialmente importante e qual foi irrelevante?
6.      Em particular, você tinha alguma experiências em vendas ou marketing? Quanto foi importante esta experiência ou a sua falta na criação da sua empresa?
7.      Como você começou o negócio?
8.      Como você localizou a oportunidade? Como ela veio à tona?
9.      Quais eram as suas metas? Qual era o seu estilo de vida ou outras necessidades pessoais? Como você combinava esta interação?
10.  Como você avaliou a oportunidade em termos dos fatores críticos de sucesso? Da competição? Do mercado?
11.  Qual espécie de planejamento você fez? Que espécie de financiamento você teve?
12.  Você teve um Projeto de Negócios inicial, de qualquer espécie? Conte-me a respeito.
13.  Quanto tempo levou da concepção do negócio ao primeiro dia de trabalho? Quantas horas por dia você empenhou nesta tarefa?
14.  Qual foi o capital necessário? Quanto tempo levou para alcançar um fluxo de caixa positivo e o ponto de equilíbrio no volume de vendas? Se você não tinha dinheiro suficiente na época, quais foram as maneiras que encontrou para financiar o negócio? Conte-me a respeito das crises e pressões sofridas durante os primeiros períodos de sobrevivência.
15.  Qual ajuda externa você teve? Você teve conselheiros? Advogados? Contadores? Especialistas em impostos? Em patentes? Como você desenvolveu essas “redes” e quanto tempo isto levou?
16.  Qual era a situação de sua família na época? (Casado, tinha apoio, compreensão?)
17.  O que você percebia serem as suas forças? E fraquezas?
18.  O que você percebia serem as forças do seu negócio? E fraquezas?
19.  Qual foi o seu momento mais triunfante? E o pior?
20.  Você queria ter sócios ou estar sozinho? Por que?

II. Uma vez que você colocou a empresa em marcha, então...
21.  Quais eram as mais difíceis lacunas a preencher e problemas a resolver quando você começou a crescer rapidamente?
22.  Quando você procurou pessoas-chave como sócios, conselheiros ou gerentes, existiam atributos ou atitudes pessoais que lhe interessavam especialmente, porque sabia que iam melhor se adaptar a você e que eram importantes para o sucesso? Como você os encontrou?
23.  Existe algum atributo ou característica relativas a sócios ou conselheiros que você definitivamente tenta evitar.
24.  As coisas ficaram mais previsíveis? Ou menos?
25.  Você gasta mais, menos ou mesmo tempo com o seu negócio agora, do que no início ou ou nos primeiros anos?
26.  Você se sente mais gerente e menos empreendedor agora?
27.  Em termos de futuro, você pretende realizar o seu capital? Manter o negócio? Expandir?
28.  Você planeja aposentar algum dia? Explique, por favor.
29.  As suas metas mudaram? Você as realizou?
30.  A situação da sua família mudou?

III. Perguntas para finalizar (escolha uma ou mais).
  1. O que você considera ser o seu mais valioso patrimônio -  a coisa que permitiu que você tivesse sucesso?
  2. Se você tivesse que fazer tudo de novo, faria da mesma forma?
  3. Olhando para trás, o que você sente que são os mais críticos conceitos, habilidades, atitudes e know-how  que você necessitou para conduzir a sua empresa onde ela está hoje? O que será necessário para os próximos 5 anos? Até que ponto qualquer um deles pode ser aprendido?
  4. Algumas pessoas dizem que existe muito stress na vida de um empreendedor. Qual é a sua experiência? Como você compararia com outros empregos difíceis, tais como diretor de uma grande empresa ou sócio de uma grande firma de advocacia, consultoria ou contabilidade?
  5. Quais são as coisas que você julga mais gratificantes e recompensadoras na atividade de empreendedorismo? Quais têm sido as recompensas e riscos?
  6. Quem deveria tentar tornar-se um empreendedor? Você pode me dar alguma idéia sobre isto?
  7. Qual conselho você daria a um aspirante de empreendedor? Você poderia relatar as três lições mais importantes que aprendeu? Como posso aprendê-las, minimizando o ensino?

PASSO 4: Avalie o que você aprendeu
Escreva as informações que você juntou de uma forma que seja útil para você depois. Seja tão específico quanto possa. A anotação de citações feitas pelo entrevistados é mais efetiva (o que ele fez) do que afirmativas, do tipo “indivíduo altamente motivado”. E esteja certo de anotar daquilo que você não descobriu.

PASSO 5: Escreva uma carta de agradecimento
Isto é mais do que uma cortesia; irá ajudar o empreendedor a lembrar favoravelmente de você no caso de ser necessário contato pós-entrevista.


GUIA (2) PARA ENTREVISTA COM UM EMPREENDEDOR[2]

Este guia de entrevista aborda os seguintes temas:
·      A visão,
·      O sistema de relações,
·      Processo de aprendizagem do empreendedor,
·      O processo de gerência estratégica de pequenas e médias empresas

Pontos que devem ser esclarecidos ao entrevistado antes da entrevista
·      Explicar ao entrevistado que se trata de um trabalho escolar e que não serão abordados temas de natureza confidencial. Poderão existir perguntas que o entrevistado não queira responder. O entrevistador compreende e respeita isto.
·      O entrevistador se interessa por a informação sobre a empresa.
·      Não há a intenção de julgar a forma que a empresa é administrada. O objetivo é tentar compreender as características da administração estratégica, bem como os modelos sob os quais a empresa opera. A empresa é vista pelo estudante como um laboratório.
·         A entrevista poderá durar até 3 horas. Por isso, deve ser agendada previamente com os requisitos necessários para que seja conduzida sob condições favoráveis.
·      Apesar da entrevista exigir um tempo considerável, não é tempo perdido: a maior parte dos empresários acham essa experiência estimulante, que lhes permite revisar os processos de sua administração estratégica.
·      Talvez sejam necessários contatos com alguns empregados, para completar o modelo de funcionamento da empresa. Alguns nomes poderão ser solicitados para entrevista.
·      Em alguns casos será necessário passar alguns dias na empresa para fazer observações. Se isto for possível, será muito apreciado.
·      O entrevistado receberá uma cópia de todo trabalho que resultar dessa entrevista.

1ª FASE DA ENTREVISTA
Avaliação das três dimensões do processo do empreendimento:
a - A visão,
b - O sistema de relações
c - O modo de aprendizagem do empreendedor

1 - IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDEDOR
Dados pessoais relevantes: Nome; Data de nascimento; Endereço; Telefone
Dados da empresa: Nome; Endereço; Telefone
Setor de atividade e produtos
Número de empregados
Lista dos departamentos (processos?)
Lista das filiais e/ou das operações em outros locais e número de pessoas empregadas.

2 - HISTÓRIA DO EMPREENDEDOR
2.1 - História da família
2.2 - Posição dentro da família
2.3 - Instrução e educação
2.4 - Experiência quando a empresa foi fundada: qual o envolvimento que tinha com o produto e/ou serviço.
2.5 - Descrição da evolução da empresa até o momento.
2.6 - Atividades preferidas
2.7- Descrição do funcionamento da empresa: em relação ao ambiente e mercado e em relação à organização interna e aos empregados
2.8 - Atividades que mais ocupam o seu tempo
2.9 - Atividades que dão mais resultados

3 - A VISÃO
3.1 - Como você descreve o ambiente atual quanto às condições de ter sucesso como empreendedor?
3.2 - Quais “regras do jogo” você identificou que devem ser seguidas para alcançar-se sucesso no seu setor de atividades?
3.3 - Quais tem sido e quais são os seus modelos de empreendedores?
3.4 - O que você quer realizar? Em outras palavras, a) O que você deseja deixar para a posteridade? b) O que é mais importante para você?
3.5 - Quais são as diferenças de percepção que têm os seus competidores e seus empregados sobre você?

4 - O SISTEMA DE RELAÇÕES
4.1 - Descreva os seus sistemas de relações externas à empresa, em outros domínios dos negócios, por exemplo: religião, esportes, política, conselhos de associações, consultorias, profissionais com os quais você trabalha freqüentemente.
4.2 - Quais são as diferenças que você pode identificar quanto ao tipo de relações que você estabeleceu no curso dos últimos 10 ou 20 anos?
4.3 - Quais são os elementos que você identificou e qual a fonte de relações que você desenvolveu com uma pessoa mais do que com outra?
4.4 - Qual importância você atribui ao sistema de relações como fator de sucesso?
4.5 - Qual tipo de pessoa procura vantagem ao estabelecer relações com você?

5 - O MODO DE APRENDIZAGEM
5.1 - O que o faz aprender?
5.2 - O que você identificou que deve aprender para ter sucesso na sua empresa? se possível, descreva as etapas.
5.3 - Você comunicou os seus objetivos, aquilo que deseja realizar às pessoas o cercam? você pode identificar as etapas relativas ao crescimento dos seus conhecimentos, isto é, as etapas do seu aprendizado em função da sua de operar, do que você faz e como você faz?
5.4 - Quais são os elementos do seu sistema de relações que lhe dão maior suporte seja ao seu aprendizado, seja para o seu ajustamento?
5.5 - Como você se prepara em relação ao futuro? De qual forma você obtém informações sobre o que acontece?



6 - OUTROS
6.1 - Quais são os pontos que não foram abordados durante a entrevista, mas que você considera importantes de discutir para que se possa compreender melhor os elementos que constituem o seu funcionamento?
6.2 - Você teria comentários ou sugestões para formular?


2ª FASE DA ENTREVISTA
O processo de gerência estratégica de pequenas e médias empresas

7 - O PRESIDENTE E O AMBIENTE
7.1 - Qual a percentagem da empresa é de propriedade do presidente? Qual a percentagem pertence a outros membros da família do presidente? Existem acionistas fora da família? Em caso positivo, quem são e qual é o percentual de propriedade?
7.2 - Existe um Conselho de Administração? Se sim: Ele se reúne com qual freqüência? Para atender às exigências legais ou também para discutir os problemas da empresa? Quais os antecedentes e a ocupação principal dos membros do Conselho?
7.3 - Conselheiros são utilizados na direção da empresa?
7.4 - Quais são os principais profissionais com os quais você (o presidente) mantém mais freqüentemente?
7.7 - A finalidade das perguntas anteriores foi de tentar mapear o seu sistema de relações externas, com o seu ambiente. você teria outras informações a acrescentar?

8 - A ORGANIZAÇÃO E SEU FUNCIONAMENTO
8.1 - Descreva e explique o funcionamento do seu organograma: a estrutura vertical e a estrutura horizontal
8.2 - Quantas pessoas se reportam diretamente a você?
8.3 - Qual é o seu envolvimento nas operações diárias e ao nível de relações interdepartamentais?
8.4 - Com qual departamento ou pessoas você trabalha ou tem trabalhado mais?
8.5 - Quais são os seus princípios básicos no que concerne à delegação de autoridade, de um para outro nível na sua empresa?
8.6 - Qual o grau de autoridade tem as pessoas em cada nível? Qual é, por exemplo, a sua latitude ao nível de tomada de decisão: .para contratar ou demitir um empregado; o montante máximo de dinheiro que eles tem direito de gastar sem pedir autorização.
8.7 - Você tem políticas ou descrição de tarefas escritas na empresa?
8.8 - Você tem um sindicato?
8.9 - São feitas subcontratações?

9 - GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO
9.1 - Vale a pena, verdadeiramente ter objetivos claramente definidos? De que forma os objetivos corporativos são formulados? Para qual direção são orientados? Para o crescimento? Para os lucros?
9.2 - Os empregados se queixam de que o planejamento é muito ambicioso?
9.3 - Como você vê os competidores? Como eles o vêem?
9.4 - Qual é a posição dos seus produtos no mercado? Qual é a parte no mercado?
9.5 - O que diferencia o seu produto daqueles que os seus competidores oferecem no mercado?
9.6 - Quantos clientes você tem?
9.7 - Qual é a maior percentagem das vendas feitas a um só cliente?
9.8 - Existem clientes especiais que requerem produtos especiais ou feitos sob medida?
9.9 - Quais são as suas relações pessoais com os seus clientes?
9.10 - Qual a estratégia que você usa para desenvolver novos clientes?
9.11 - Descrever a seqüência seguida pelos seus produtos antes que eles cheguem ao cliente: as etapas da distribuição.
9.12 - Explicar de que forma os elementos abaixo, relativos à colocação do produto no mercado, funcionam: desenvolvimento dos produtos; promoção; publicidade; estabelecimento de preços.
9.13 - Existem pessoas na sua organização que acompanham de mais perto que você as mudanças no ambiente?
9.14 - O que mais interessa a você nas mudanças do meio-ambiente?
9.15 - Qual é a situação financeira de sua empresa?
9.16 - Qual é a sua concepção ideal de endividamento?
9.17 - Você tem um sistema de custos?
9.18 - Descrever suas políticas relativas a seus fornecedores: Quantos fornecedores tem? Estão situados a qual distância da sua empresa? Estão perto ou longe?
9.19 - Quais são as forças e as fraquezas da sua empresa?
9.20 - Quais são as regras do jogo que você identificou que lhe permitem ter sucesso no setor em que atua sua empresa?
9.21 - Você participa diretamente da formulação da estratégia e sua implantação?
9.22 - Quais são os seus principais meios de controle?
9.23 - De que maneira você descreveria a natureza de sua liderança?
9.24 - O que você faz para desenvolver a sua empresa, para que ela cresça?

10 - ASPECTOS ESPECÍFICOS DA EMPRESA
10.1 - Um empreendedor está para uma empresa assim como um arquiteto está para um edifício. Neste sentido, o que constitui a sua originalidade?
10.2 - Como você considera as percepções dos empregados em relação aos elementos peculiares da sua empresa?
10.3 - Qual é a rotatividade (turn over) dos empregados entre os seus colaboradores imediatos; os demais empregados.
10.4 - De que forma você descreveria a natureza das suas relações com os seus empregados?
10.5 - O que você faz quando os empregados de sua empresa produzem no melhor de suas capacidades?
10.6 - O que você procura quando recruta ou seleciona pessoal?
10.7 - Em quais elementos específicos da sua cultura está vinculado o estilo de gerenciamento da sua empresa? O que diferencia sua empresa das de outros no que diz respeito à forma de gerenciar uma empresa?

11 - QUESTÕES GERAIS PARA TERMINAR A ENTREVISTA
11.1 - Você é bem informado sobre aquilo que se passa na sua empresa?
11.2 - De que forma você explica o seu sucesso?
11.3 - O que faz você aprender?
11.4 - O que o torna criativo?
11.5 - Qual é a melhor maneira que você encontrou para fazer as pessoas da sua empresa tornarem-se criativas?
11.6 - Que espécie de comunicador você é?
11.7 - O que lhe traz o mais alto grau de satisfação no seu processo de gerenciamento?
11.8 - O que você pensa de empresas onde existe uma forte ideologia (onde as pessoas se identificam a uma certa filosofia da empresa)?
11.9 - Como você é visto pelos seus empregados?
11.10 - Você já trabalhou ou gostaria de trabalhar para outros?
11.11 - Quais são as alternativas no que diz respeito ao desenvolvimento de sua empresa no futuro?
11.12 - Quais são os seus conselhos para as pessoas que iniciam seus negócios, ou que dirigem uma empresa da mesma dimensão que a sua?
11.13 - Existe alguma coisa de especial na sua maneira de dirigir uma empresa? Qual é o seu conselho às mulheres que querem lançar-se nos negócios?
11.14 - Existem outros membros de sua família que trabalham na empresa. Isto influencia sua maneira de dirigi-la? você pode descrever esta situação.

12 – QUESTÕES PARA DEPOIS DA ENTREVISTA
·      Você acha que nós cobrimos o campo do processo de gerenciamento estratégico de sua empresa de forma satisfatória?
·      Há aspectos que nós não abordamos?
·      Existem outros assuntos dos quais não falamos, mas que você gostaria de comentar antes de acabarmos a entrevista?
·      Quais são os comentários a respeito desta entrevista?
·      Gostaria se sugerir alguma coisa quanto à forma e quanto ao conteúdo das perguntas?
·      Foi esquecido algo?

AGRADECIMENTO
Eu gostaria de agradecer-lhe infinitamente pelo tempo que me foi concedido. Espero que esta entrevista não tenha sido totalmente inútil para você e que tenha sido um momento de reflexão.






[1]Extraído de Timmons, Jeffry A., New Venture Creation, Irwin, Boston, US A,1990
[2]O presente guia é extraído do livro FILION, L.J., VISON et RELATIONS: Clefs du succès de l'entrepreneur - Les Éditions de l'Entrepreneur, Montréal, Canada, 1991, traduzido e adaptado por Fernando Dolabela, julho/93




2 comentários: